Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 39(Supl.1) nº 0 -  of 2006

Print 

Page(s) 41 to 41



US geral

PDF Português      

Texto em Português English Text

AVALIAÇÃO DAS VARICOCELES COM ÊNFASE EM ULTRASONOGRAFIA.

Sicca JA, Neto FJM, Silva CRM, Funari GBM.

Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo, SP, Brasil.

O trabalho relata a importância do ultra-som com Doppler colorido e espectral, no diagnóstico das varicoceles, por ser um método eficaz e não invasivo, com baixa taxa de falsos positivos.




AVALIAÇÃO POR IMAGEM DAS COMPLICAÇÕES PÓSTRANSPLANTE DE FÍGADO COM ÊNFASE EM ULTRA-SONOGRAFIA.

Sicca JA; Neto FJM; Silva CRM; Funari GBM.

Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo, SP, Brasil.

O transplante do fígado é uma forma de tratamento aceita e bem sucedida para uma variedade de doenças do fígado, agudas e crônicas, irreversíveis. O exame cuidadoso e detalhado do paciente, os avanços na técnica cirúrgica e o desenvolvimento de agentes imunológicos novos conduziram a uma diminuição na mortalidade e na morbidade do transplante do fígado. A consciência dos achados normais e anormais à ultra-sonografia de transplantes do fígado permite o reconhecimento imediato e o tratamento de complicações associadas.




CORRELAÇÃO ENTRE ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL E CARACTERÍSTICA DE PLACA CAROTÍDEA AVALIADA PELA ULTRA-SONOGRAFIA BIDIMENSIONAL.

Macedo DR; Brega AG; Sabedotti V.

Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa e Clínica Sabedotti – Ponta Grossa, PR, Brasil.

A aterosclerose acomete inicialmente a íntima das artérias. Sabendo que a ultra-sonografia bidimensional é um bom método para avaliação da espessura médio-intimal e presença de placas carotídeas, procuramos avaliar a presença de espessamento médio-intimal e placas carotídeas. Através da revisão de laudos e imagens de duplex scan de carótidas realizados em uma clínica particular na cidade de Ponta Grossa, PR, procuramos avaliar a presença de espessamento médio-intimal na carótida comum, definido como espessura maior que 1,00mm, e a presença de placas ateroscleróticas, caracterizando-as conforme sua ecogenicidade e grau de estenose. Do total de 205 exames, selecionamos 72 que tinham espessamento médio-intimal e/ou placas ateroscleróticas. Esta amostra era composta de 35 homens, com idade média de 68 anos, e 37 mulheres, com idade média de 73 anos. Entre os homens notamos um aumento linear na medida da espessura médio-intimal e uma tendência entre a associação das placas hipoecóicas com espessamento médio-intimal.




HISTEROSSALPINGOGRAFIA: UM ENSAIO PICTÓRICO.

Loureiro Jr JO; Gonçalves RC; Almeida SC; Rodrigues DW; Castro MVK; Koch HA.

Serviço de Radiologia do Hospital Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

A histerossalpingografia é um exame radiográfico contrastado da pelve feminina. É utilizado para o estudo da cérvix, da cavidade uterina e das trompas. Este ensaio pictórico tem como finalidade relembrar o valor da histerossalpingografia como método diagnóstico das afecções das tubas uterinas. Além disso, oferece excelentes dados morfológicos da cérvix e da cavidade uterina. O estudo mostra os achados de histerossalpingografia coletados de um arquivo com quase 50 anos.
 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554