Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 41(Supl.1) nº 0 -  of 2008

XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA/XXIV CONGRESO INTERAMERICANO DE RADIOLOGÍA
Print 

Page(s) 55 to 57



Técnico/Tecnólogo

PDF Português      

Texto em Português English Text

43 – A CONTRIBUIÇÃO DO FÍSICO MÉDICO NO BRASIL.

Lucas JCB; Vidsiunas AK; Feitosa FC; Nogueira IA; Barros OM; Rodrigues MF; Silva AM; Nunes VM; Juvenale M; Munhoz BNS.

Faculdade Santa Marcelina.

Introdução: A física médica é o ramo da física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica. O físico médico tem uma atuação em centros médicos realizando diversas atividades em conjunto com outros profissionais. No Brasil as atividades que envolvem radiação ionizante estão sujeitas a controles por autoridades em diferentes níveis, sendo em nível federal a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) responsável pelo licenciamento, distribuição, uso e descarte de materiais. Dentre as atividades profissionais do físico médico podemos ressaltar a calibração e avaliação de performance em equipamentos que trabalham com radiação, planejamento radioterápico, avaliação e levantamento da eficiência de blindagens, cálculo de dose nos procedimentos médicos, desenvolvimento e implementação de programas de controle de qualidade na aquisição de equipamentos, desenvolvimento de procedimentos para proteção e segurança radiológica, atuação na pesquisa clínica com apoio aos projetos e avaliação de novas tecnologias. Descrição do material: Foi realizado levantamento bibliográfico atualizado para descrever a contribuição que o físico médico tem na atuação junto a hospitais e clínicas. Discussão: O desenvolvimento da física médica é fundamental para o progresso da tecnologia e atendimento em saúde no país. Para isso, precisamos fortalecer a profissão de físico médico através do estabelecimento de definições precisas das qualificações de um especialista nessa área, criação de programas de graduação, especialização e pós-graduação. Os objetivos futuros incluem estabelecer a profissão de físico médico como uma carreira independente, como ocorre com enfermeiros, dentistas, e outros profissionais da área de saúde. Definir de forma clara as tarefas e responsabilidades do físico médico, estabelecer regulamentos que evitem a atuação de indivíduos sem qualificação.




53 – ACESSÓRIO PARA PROTEÇÃO DE CHASSI RADIOLÓGICO (APCR).

Batista VB; Bernardes TA; Melo BG.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro,

Os procedimentos radiológicos se tornaram imprescindíveis para os diagnósticos, principalmente os raios X pelo baixo custo e resposta imediata após a exposição do paciente/cliente. Sendo a prática do mesmo uma fonte de contaminação cruzada, podendo ser responsável pelo contágio entre os profissionais e os pacientes/cliente ou seja todos os usuários do serviço. Observa-se que a exposição a microorganismos aumenta vertiginosamente nos procedimentos realizados nos leitos e nas salas de emergência, pois há contato direto do chassi (porta-filme) com secreções, fluídos corporais dos pacientes críticos. “Controlar a infecção cruzada na radiologia merece tanta consideração quanto controlar os riscos do uso da radiação ionizante, com finalidade de diagnóstico” (Tamburus; Pardini; Watanabe, 1995; Gugelmin; Pardini, 1996). Evidencia-se a necessidade de se criar um protocolo de utilização de cuidados com a biossegurança e um alerta aos profissionais da área. Tendo nosso trabalho como objetivo maior o desenvolvimento de um mecanismo de controle da contaminação do chassi (porta-filmes), sendo esse parte do equipamento considerado um vetor em potencial da infecção cruzada na radiologia. E nesse contexto, para garantir o controle de proliferação de microorganismos, através do chassi radiológico, dentro do ambiente clínico-hospitalar foi desenvolvido um acessório denominado acessório para proteção de chassi radiológico (APCR) que se apresenta nas medidas apropriadas para cada chassi. O APCR é confeccionado em plástico biodegradável, isto é, aquele que é degradado por microorganismos quando descartado no solo, sendo assim, portanto, esse acessório descartável sem causar danos ao meio ambiente. Com intuito de comprovar a eficácia do APCR foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para determinar a presença de microorganismos, nos procedimentos realizados no setor de imagem de um hospital universitário.




60 – SINGLE SHOT FAST SPIN ECO E SUAS APLICAÇÕES.

Nogueira I; Fernandes R; Domingos M; Bezerra J; Barros O; Vidsiunas A; Fabiano M; Munhoz B.

Faculdade Santa Marcelina.

Durante a última década, a ressonância magnética (RM) vem apresentando rápida evolução na qualidade das imagens, em razão do surgimento de novas seqüências e dos avanços técnicos dos novos equipamentos, tendo sido observada redução significativa no tempo de aquisição das imagens e melhora nos parâmetros de obtenção das seqüências. Entre os progressos tecnológicos destacam-se o surgimento de equipamentos com gradientes mais potentes e eficientes que permitiram a criação de seqüências de pulsos mais rápidas. Os exames de RM de abdome se beneficiaram destes avanços, ampliando a sua utilização. A RM pode ser realizada para destacar lesões hepáticas focais, quando as seqüências ponderadas em T2 têm papel relevante, demonstrando alta sensibilidade e especificidade na detecção e caracterização dessas lesões. Técnicas rápidas e ultra-rápidas de aquisição das imagens ponderadas em T2, por exemplo, a single short fast spin eco (SSFSE), permitiram superar as principais limitações das seqüências spin-eco decorrentes de artefatos de movimentos. O objetivo deste trabalho é determinar a importância da técnica SSFSE nas aquisições de imagens ponderadas em T2 em região abdominal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica para ressaltar a aplicação da técnica em exames de ressonância magnética onde são necessários protocolos mais apurados para melhorar a qualidade da imagem diagnóstica. Como resultado esta seqüência apresenta rapidez no processo de aquisição das imagens que podem durar alguns segundos. Como o tempo de eco (TE) é demasiadamente longo, imagens ponderadas em T2 são influenciadas e beneficiam tecidos com alto teor de água. Conclui-se que SSFSE para estudos de abdome reduz o tempo do exame e elimina a presença de artefatos decorrentes dos movimentos do paciente e respiração. Adicionalmente, as imagens ponderadas em T2 podem ser melhoradas.




85 – ALTERAÇÃO NO CONTRASTE POR EFEITO QUÍMICO.

Costa DH; Lucas JCB; Santos CX; Vitório RL; Sanches LN; Braceiro MT; Ribeiro MDE.

Escola de Formação de Profissionais da Saúde.

Introdução: O objetivo básico das imagens radiográficas médicas é fornecer ao médico, informações das estruturas radiografadas com um ótimo nível de contraste e com a menor exposição á radiação, visando um melhor diagnóstico e conseqüentemente, colaborar no tratamento do cliente. O setor de radiologia procura sempre oferecer uma imagem radiográfica de qualidade, com uma menor dose de radiação, recebida pelo cliente, para isso é preciso estar atento aos fatores que possam alterar essa imagem latente. Estas alterações podem causar prejuízo ao diagnostico médico, e conseqüentemente ao paciente, por ter que se submeter à repetição dos mesmos exames, aumentando a dose de radiação por ele recebida. Descrição do material: O estudo foi realizado através de levantamento bibliográfico atualizado, desejando mostrar aos técnicos em radiologia como pode ser prejudicial para a imagem, a falta de domínio dos parâmetros para o processamento químico na processadora automática. Discussão: O técnico em radiologia precisa estar atento a alguns fatores que são determinantes para a qualidade de seu trabalho, tais como: conhecer a qualidade dos químicos, a composição química e quantidade dos químicos utilizados no processamento, conhecer suas porcentagens na mistura, saber a temperatura do químico e evitar uma possível contaminação desses químicos (revelador e fixador), além de estar atento ao tempo de processamento utilizado na revelação dos filmes radiográficos. Outros fatores também merecem atenção, como a manutenção dos equipamentos, higiene no local de trabalho, conservação dos materiais utilizados. Todas e quaisquer alterações citadas vão refletir negativamente na qualidade da imagem radiográfica prejudicando a visualização do médico responsável por identificar uma possível patologia. É importante que o técnico em radiologia identifique onde estão os problemas quando a radiografia estiver com um contraste não satisfatório, deseja-se que o técnico apresente uma solução, evitando assim atrasos no atendimento ao paciente e diminuindo gastos desnecessários a instituição.




92 – RADIOCIRURGIA: APLICAÇÃO EM MALFORMAÇÕES ARTERIOVENOSAS.

Barros OM; Vidal RAR; Lima LA; Lucas JCB; Fernandes RS; Nunes VM; Vidsiunas AK; Vitório RL; Nogueira IA; Munhoz BNS.

Faculdade Santa Marcelina.

Introdução: A radioterapia utiliz radiação ionizante e é indicada para pacientes acometidos por patologias neoplásicas. A radioterapia é dividida em dois tipos: teleterapia e braquiterapia. No caso da radiocirurgia, o tumor é colocado no centro de um aparelho gerador de radiação que circula em torno do paciente. A radiocirurgia é subdividida em três técnicas diferentes: por gamma knife (cobalto-60), por aceleradores lineares (Linac) e por partículas pesadas (de cíclotron ou sincíclotron). A indicação é para malformação arteriovenosa, que é a lesão congênita decorrente do desenvolvimento anômalo vascular da circulação fetal, quando há persistência de artérias primitivas e ausência de capilares. O tratamento tornou-se importante por apresentar resultados onde as malformações arteriovenosas desaparecem aproximadamente dois anos após o início do tratamento. Os vasos transitórios entre artérias e veias são o alvo de irradiação e depois de irradiados reagem com uma proliferação celular, levando a um espaçamento da parede vascular e estreitamento do lúmen. Outra opção é a administração conjunta da radiocirurgia ao método de embolização que trata pacientes com quadros incuráveis, o que torna a modalidade, inovadora. Descrição do material: O conteúdo foi adquirido por meio da revisão literária de artigos científicos dos últimos anos. Discussão: A radiocirurgia é uma modalidade de extrema importância, com alta sensibilidade no tratamento de determinados tipos de patologias, como tumores (benignos e/ou malignos), metástases cerebrais, malformações arteriovenosas, entre outras. No tratamento de malformação arteriovenosa cerebral, a radiocirurgia apresenta ótimos resultados, pois possui a capacidade de ocluir parcialmente ou por completo a lesão, atribuindo ao paciente baixo índice de complicações.




248 – DESPREPARO DO PROFISSIONAL DA RADIOLOGIA NO ATENDIMENTO AO IDOSO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Fernandes MTA; Santos CX; Vitorio RL; Costa DH; Lucas JCB; Santos JA; Ibiapina VS; Souza AG; Assis JA; Toscano SA.

Faculdade Santa Marcelina.

Introdução: O envelhecimento é um processo biológico universal. Na maior parte dos seres vivos, particularmente nos seres humanos, este processo não permite definições fáceis, não se resumindo a uma simples passagem do tempo, sendo um processo dinâmico, progressivo e irreversível, caracterizado por manifestações variadas nos campos biológicos, psíquicos e sociais, que ocorrem ao longo de um período da vida de cada indivíduo. As limitações físicas e psíquicas decorrentes da idade tornam o idoso pouco colaborativo, o que tende a uma dificuldade na realização dos exames. A partir de experiência vivida por discentes do curso técnico em radiologia em uma instituição pública da zona leste do município de São Paulo, pretende-se alertar os profissionais da radiologia (técnicos e tecnólogos), docentes e discentes da área para a importância do cuidado e o despreparo profissional no atendimento ao idoso. Descrição do material: Optou-se por um estudo exploratório, descritivo de observação, por relato de experiência, modalidade amplamente utilizada nas ciências da saúde. Discussão: Apenas três meses de estágio no setor de imagenologia foram suficientes para observar a imensa dificuldade e despreparo dos profissionais da área no atendimento ao idoso. As limitações dificultam os posicionamentos e a realização dos exames. O despreparo é facilmente identificado, desde a espera para a realização do exame até seu resultado. Muitas vezes há necessidade de refazer o exame, o que é entendido como transtorno na rotina do dia, pois causará atrasos e perda de materiais. Tais profissionais esquecem que sua atuação se ancora no fator diagnóstico promotor da saúde. A relação humanizada com o paciente/cliente, principalmente com o idoso, deve ser a premissa na formação do profissional da imagenologia, já que se estima que em 2025 está população será cerca de 35% da população do Brasil. Cuidar é mais do que um ato, é uma atitude de ocupação e responsabilidade com o outro.




333 – AS VANTAGENS DA TC NO PLANEJAMENTO RADIOTERÁ- PICO NA TÉCNICA IGRT (RADIOTERAPIA GUIADA POR IMAGEM) E MODALIDADE IMRT (RADIOTERAPIA COM INTENSIDADE MODULADA).

Alves JS; Bitencourt R; Souza RL; Costa DH; Oliveira RL; Santos CX; Lucas JCB.

Faculdade Santa Marcelina.

Introdução: Este trabalho tem como objetivo principal, demonstrar a acurácia da tomografia computadorizada no planejamento em radioterapia na modalidade IMRT e IGRT, facilitando e auxiliando em uma melhor localização do tumor e uma precisão, bem como alterações milimétricas no biotipo do paciente, contribuindo com a radioproteção de órgãos adjacentes e sobreposições de imagens. Metodologia: Foram utilizadas referências bibliográficas atuais, bem como base de dados como Lilacs, SciELO, através da Bireme para confecção deste trabalho. Através da tomografia computadorizada é possível utilizar-se da precisão dos cortes milimétricos, além de softwares de reconstrução que permitem aquisições volumétricas para reconstruir em todos os planos e em 3-D, possibilitando ainda a localização precisa do tumor com o objetivo de proteger regiões adjacentes e distribuir melhor a dose no tumor alvo, corrigindo as marcações isocêntricas das alterações físicas do paciente através da IGRT. Resultados: Podemos concluir que, com as vantagens tecnológicas ao longo dos anos, vem evoluindo o sistema de planejamento através do auxílio da TC que possui além do diagnóstico, também a precisão ao localizar o tumor e fornecendo ainda a possibilidade de sobrepor as imagens com as adquiridas no acelerador linear para uma informação mais completa no tratamento do câncer.




336 – TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA HELICOIDAL NO DIAGNÓSTICO DE TROMBOEMBOLISMO PULMONAR.

Alves JS; Bitencourt R; Souza RL; Costa DH; Vitório RL; Santos CX; Lucas JCB; Ibiapina V.

Faculdade Santa Marcelina.

Introdução: Este trabalho tem como objetivo principal de demonstrar a elevada sensibilidade e especificidade no diagnóstico da TEP, através da TC helicoidal frente aos outros métodos de diagnóstico por imagem como: angiografia e a cintilografia pulmonar. Metodologia: O presente estudo foi realizado através da revisão sistemática da literatura utilizando-se de bases de dados (PubMed, Medline e SciELO). Publicação efetuada em 1992, o primeiro estudo prospectivo utilizando TC helicoidal para o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar, em sua amostra de 42 pacientes, uma sensibilidade de 100% e especificidade de 96% em vasos principais (tronculares, lobares e segmentares), foram encontrados quando comparados com a angiografia. Posteriormente, avaliaram 149 pacientes com suspeita de tromboembolismo pulmonar com tomografia computadorizada helicoidal e cintilografia, realizando também angiografia em pacientes nos quais a cintilografia foi inconclusiva. Neste estudo, a sensibilidade e especificidade da tomografia computadorizada helicoidal foram respectivamente 82% e 93%. Resultados: Concluímos que a tomografia computadorizada helicoidal é o método de diagnóstico por imagem de grande eficácia na avaliação da TEP, dentre outras doenças vasculares, que permite uma redução do tempo do exame, com maior especificidade e sensibilidade diagnóstica.
 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554