Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 39(Supl.2) nº 0 -  of 2006

Print 

Page(s) 74 to 75



Informática

PDF Português      

Texto em Português English Text

• Tema Livre •


QUANTIFICAÇÃO DA PERFUSÃO MIOCÁRDICA: PROPOSTA DE UM APLICATIVO DE BANCO DE DADOS PARA SE ELABORAR LAUDOS BASEADOS NA ANÁLISE VISUAL SEMIQUANTITATIVA DA CINTILOGRAFIA DE PERFUSÃO MIOCÁRDICA INTEGRADO NA ROTINA DIÁRIA DE UM SERVIÇO DE MEDICINA NUCLEAR.

Assi P.E.; Liberatto Jr.W.; Costa D.A.

Instituto de Medicina Nuclear de Cuiabá – MT.

Introdução: A interpretação clínica da cintilografia de perfusão miocárdica baseava-se, até há pouco tempo, somente na análise qualitativa das imagens, dependendo exclusivamente da experiência do médico nuclear. O desenvolvimento de programas que minimizam a ocorrência de artefatos e o aperfeiçoamento tecnológico possibilitou a obtenção de informações da perfusão e da função ventricular, que tornaram os dados obtidos mais consistentes diminuindo a ocorrência de resultados falso-positivos. A análise quantitativa possibilita a quantificação percentual da perfusão nos diferentes segmentos miocárdicos que são comparadas a um banco de dados de indivíduos normais, sendo útil na avaliação evolutiva devido à sua reprodutibilidade, porém não substituindo a análise visual realizada por profissional experiente. A análise visual semiquantitativa busca uma padronização da análise segmentar do miocárdio do ventrículo esquerdo e o aumento da objetividade na interpretação do procedimento. Está baseada num sistema de escores para 17 ou 20 segmentos miocárdicos. A soma dos valores atribuídos na fase de estresse é denominada SSS (summed stress score), e na fase de repouso recebe o nome de SRS (summed rest score). Segundo consensos atuais o SSS obtido no estudo de perfusão na fase de estresse é análogo à fração de ejeção obtida no pico do exercício, para fins de estratificação de risco, daí a necessidade desta informação aparecer no laudo de uma forma compreensível para o médico solicitante. Objetivos: Implantar um sistema informatizado de banco de dados numa clinica de medicina nuclear, para facilitar a elaboração de laudos baseados na análise visual semiquantitativa da perfusão miocárdica. Permitir que os métodos de análise quantitativa auxiliem a interpretação do exame e que o escore sugerido possa ser aceito ou redefinido. Métodos: O aplicativo de banco de dados, ainda em desenvolvimento, está interligado ao sistema de informática da clinica, e adaptado à rotina de elaboração de laudos. Ele registra e armazena o score de perfusão, atribuído pelo médico nuclear, para cada segmento miocárdico, calcula o SSS, SRS, SDS, quantifica o percentual de miocárdio em risco, o grau de transitoriedade e de persistência; determina o número de segmentos afetados e o provável território coronariano comprometido. Os dados ficam armazenados permitindo a elaboração de laudos evolutivos e comparativos, além de possibilitar avaliações estatísticas futuras. Resultados e conclusão: Desde abril de 2006 iniciamos a implantação deste aplicativo em nosso serviço. O sistema não gera retrabalho e agrega a experiência do médico nuclear com os dados da análise quantitativa e permite a elaboração de um laudo, que além de ser compreensível, oferece ao médico que solicitou o exame todas as informações essenciais, disponibilizando ao mesmo uma das maiores forças da cintilografia da perfusão miocárdica que é a sua capacidade de quantificar as alterações perfusionais de forma objetiva.
 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554