Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 43 nº 3 - Maio / Jun.  of 2010

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 166 to 166



Medida da filtração glomerular determinada por EDTA-51Cr antes e após a administração de captopril: avaliação de pacientes hipertensos com ou sem estenose de artéria renal

Autho(rs): Anna Alice Rolim Alves

PDF Português      

Texto em Português English Text

Métodos: Foram estudados 41 pacientes com hipertensão arterial de difícil controle, que foram divididos em dois grupos: GP - 21 pacientes com EAR; GH - 20 pacientes sem EAR. Os pacientes foram submetidos à medida de TFG com EDTA-51Cr pré- e após a administração do captopril. Os pacientes do GP realizaram, simultaneamente, cintilografia com DMSA-99mTc para avaliação da função renal diferencial. Os pacientes com estenose de artéria renal foram subdivididos de acordo com o tratamento recebido: clínico (GP-CL) ou por intervenção (GP-I). As medidas das TFGs antes e após o captopril foram comparadas entre os grupos. Foi também investigado se a relação pré-/pós-captopril tinha correlação com a resposta clínica dos pacientes.

Resultados: A média da TFG (ml/min/1,73 m2) no total de pacientes estudados foi de 56,7 ± 26,5 na fase pré-captopril e 47,0 ± 24,4 após o captopril. A modificação da TFG determinada pelo captopril foi avaliada pela relação da filtração glomerular pré-/pós-captopril. A média da relação TFG pré-/pós-captopril foi de 1,36 ± 0,54 no grupo total de pacientes, e quando foi feita a comparação entre a TFG pré- e pós-captopril houve redução significativa (p = 0,016). O GH mostrou relação média da TFG pré-/pós-captopril de 1,13, valor significativamente menor que o GP, que teve a relação média de 1,57 (p = 0,007). Quando foi avaliada a variação da TFG após o captopril nos dois grupos, não foi observada diferença estatisticamente significativa no GH (p = 0,68), mas observou-se diferença significativa no GP (p < 0,001). No total, 15 pacientes apresentaram melhora dos seus níveis pressóricos, sendo oito do grupo de intervenção e sete do grupo clínico, não havendo diferença estatisticamente significativa em relação à melhora clínica entre os dois grupos (p = 0,36). Quando comparamos os pacientes com e sem melhora clínica, não houve diferença significativa na TFG basal (p = 0,09) ou na relação TFG pré-/pós-captopril (p = 0,74). A função renal diferencial obtida pelo DMSA-99mTc pré- e pós captopril não mostrou diferença estatisticamente significativa nos rins com e sem estenose (p = 0,09).

Conclusão: O captopril acarreta uma redução significativa da TFG e esta redução é mais acentuada em pacientes com EAR, mas não houve correlação entre as medidas da TFG e a evolução clínica dos pacientes.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554