Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 40 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2007

ARTIGO ORIGINAL
Print 

Page(s) 9 to 11



Correlação radiológica e histológica de lesões mamárias não-palpáveis em pacientes submetidas a marcação pré-cirúrgica, utilizando-se o sistema BI-RADS

Autho(rs): Vaneska de Carvalho Melhado, Beatriz Regina Alvares, Orlando José de Almeida

PDF Português      

PDF English

Texto em Português English Text

Descritores: Câncer de mama, Mamografia, BI-RADS, Diagnóstico histológico

Keywords: Breast cancer, Mammography, BI-RADS, Histological diagnosis

Resumo:
OBJETIVO: Avaliar as categorias 3, 4 e 5 da classificação BI-RADS (Breast Imaging Reporting and Data System) como fator preditivo para malignidade, correlacionando os achados mamográficos e histológicos em lesões não-palpáveis da mama. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo analítico descritivo de 169 mulheres submetidas a biópsia cirúrgica, após localização estereotáxica de lesões mamárias não-palpáveis. As mamografias dessas pacientes foram classificadas de acordo com a quarta edição do BI-RADS, avaliando-se as categorias 3, 4 (A, B e C) e 5. Correlacionaram-se os achados mamográficos com os exames histológicos das lesões, avaliando-se o valor preditivo positivo em cada categoria. RESULTADOS: No total de 169 casos, foram diagnosticados 42 casos de câncer (24,8%). Destes, houve apenas um caso na categoria 3, 19 casos na categoria 4 e 22 casos na categoria 5. Os valores preditivos positivos para as categorias 3, 4A, 4B, 4C e 5 foram, respectivamente, de 3,4%, 10,3%, 11,3%, 36% e 91,7%. As microcalcificações foram o achado mais freqüente relacionado à doença maligna, ocorrendo em 61,5% do total. CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou que a classificação BI-RADS permite predizer com segurança que há alta suspeição de malignidade para achados classificados na categoria 5 e diminuta chance para os achados da categoria 3. Quanto à categoria 4, foi constatada elevação progressiva dos valores preditivos positivos nas subcategorias A, B e C, mostrando que esta subdivisão contribui de forma mais detalhada e precisa na indicação de lesões suspeitas para malignidade.

Abstract:
OBJECTIVE: To evaluate the positive predictive value for BI-RADS (Breast Imaging Reporting and Data System) categories 3, 4 and 5, correlating mammographic and histological diagnosis in non-palpable breast lesions. MATERIALS AND METHODS: Analytical-descriptive study of 169 women submitted to stereotactic localization for surgical biopsy of non-palpable breast lesions. Mammographic and histological findings were correlated, analyzing the predictive positive value for each category. RESULTS: Forty-two (24.8%) cases were diagnosed with breast cancer - only one in category 3, 19 in category 4, and 22 in category 5. The positive predictive value for categories 3, 4A, 4B, 4C and 5 were, respectively, 3.4%, 10.3%, 11.3%, 36% and 91.7%. Microcalcifications were the most frequent finding related to malignancy, present in 61.5% of these cases. CONCLUSION: The present study has demonstrated that BI-RADS allows a safe prediction of high suspicion of malignancy in lesions category 5 and low suspicion for category 3. As regards the category 4, the positive predictive value has shown a progressive increase in subcategories A, B and C, demonstrating that this subclassification represents an invaluable contribution for a more detailed and accurate assessment of lesions suspicious for malignancy.

 

 

INTRODUÇÃO

A mamografia é o método mais específico e sensível para o diagnóstico do câncer de mama em sua forma mais precoce(1). O rastreamento mamográfico anual em mulheres acima de 40 anos identifica 100 a 200 casos novos de lesões suspeitas em cada 20.000 mamografias, que se apresentam como lesões não-palpáveis e que necessitam de estudo histológico, sendo uma das opções a sua localização pré-operatória(2). Assim, apesar do bom desempenho da mamografia na identificação da neoplasia mamária em estágio inicial, apenas 15% a 30% das lesões não-palpáveis submetidas à biopsia cirúrgica são malignas(3).

Isso provocou a elaboração de propostas para classificar os achados mamográficos, visando melhorar o desempenho do método e reduzir a freqüência de biópsias com diagnóstico benigno(4).

O Colégio Americano de Radiologia (ACR – American College of Radiology) desenvolveu a classificação Breast Imaging Reporting and Data System (BI-RADS) para padronizar a terminologia do relatório mamográfico, os achados radiológicos e as recomendações a serem tomadas. Na quarta edição do BI-RADS, de novembro de 2003, foram propostas sete categorias para os achados mamográficos: negativos para malignidade (1), benignos (2), provavelmente benignos (3), suspeitos para malignidade (4), altamente suspeitos para malignidade (5), com malignidade comprovada (6) e que necessitam de avaliação adicional (0). A categoria 4 foi subdividida em A, B e C(5,6).

Este estudo teve como objetivos avaliar o sistema BI-RADS (quarta edição) como fator preditivo de suspeição para malignidade em lesões não-palpáveis da mama correlacionando os achados radiológicos e histológicos, e verificar quais os achados mais relevantes para o câncer de mama em cada categoria (3, 4A, 4B, 4C e 5).

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Realizou-se a análise mamográfica de 169 lesões não-palpáveis de pacientes biopsiadas no período de setembro de 2003 a abril de 2004. Esta avaliação foi feita por médicos radiologistas com experiência em diagnóstico mamográfico, sendo os achados classificados de acordo com o sistema BI-RADS e avaliadas as categorias 3, 4A, 4B, 4C e 5.

As mamografias avaliadas no estudo foram realizadas em mamógrafo Mammomat 3000 Nova (Siemens), nas incidências crânio-caudal e médio-lateral oblíqua, além de incidências complementares como magnificação e compressão focal. As pacientes foram submetidas à marcação pré-cirúrgica através de estereotaxia por mamografia em 90,53% (153) dos casos, ou por ultra-sonografia em 9,46% (16).

O tecido mamário obtido nas biópsias cirúrgicas foi processado para cortes em blocos de parafina e coloração pela hematoxilina-eosina e os diagnósticos foram elaborados por médicos patologistas com experiência em patologia mamária.

O estudo foi do tipo analítico descritivo, para avaliar a concordância entre a classificação BI-RADS atualizada e os diagnósticos histológicos em lesões mamárias não-palpáveis, através do cálculo do valor preditivo positivo (VPP). Procurou-se também correlacionar quais os achados radiológicos mais importantes relacionados à neoplasia maligna em cada categoria.

 

RESULTADOS

Entre as pacientes incluídas no estudo, 36,1% tinham menos de 50 anos, 36,7% tinham entre 50 e 59 anos e 27,2%, 60 anos ou mais de idade.

Do total de 169 casos analisados, a distribuição percentual dos diagnósticos mamográficos entre as categorias do BI-RADS foi de 17,2% (29) para a categoria 3, 68,6% (116) para a categoria 4 e 14,2% (24) para a categoria 5. Avaliando somente a categoria 4, as suas subcategorias tiveram distribuição percentual de 25% (29/116) para a subcategoria A, 53% (62/116) para a subcategoria B e 22% (25/116) para a subcategoria C.

Houve 42 casos (24,8%) de câncer mamário, sendo um na categoria 3, três na categoria 4A, sete na categoria 4B, nove na categoria 4C e 22 na categoria 5. Os VPP foram, portanto, de 3,4% (1/29) para BI-RADS 3, 10,3% (3/29) para BI-RADS 4A, 11,3% (7/62) para BI-RADS 4B, 36% (9/25) para BI-RADS 4C e 91,7% (22/24) para BI-RADS 5 (Tabela 1).

 

 

Entre as lesões classificadas como BI-RADS 3, houve apenas um caso de câncer mamário, cujo aspecto radiológico foi de assimetria focal. Nas demais categorias, os achados mamográficos mais relacionados ao câncer mamário foram: para a categoria 4A, microcalcificações puntiformes com distribuição segmentar, em 66,7% (2/3) dos casos; para a categoria 4B, microcalcificações puntiformes, amorfas e heterogêneas, em 57,1% (4/7) dos casos; para a categoria 4C, distorção arquitetural com espículas, em 66,7% (6/9) dos casos; para as lesões classificadas como BI-RADS 5, microcalcificações pleomórficas e ramificadas estavam presentes em 72,7% (16/22) dos casos de câncer. No geral, os achados radiológicos mais relacionados à doença maligna foram as microcalcificações, presentes em 61,5% do total (Tabela 2).

 

 

A neoplasia mamária maligna mais freqüente foi o carcinoma ductal in situ em 59,5% (25/42), seguido por carcinoma ductal invasivo em 33,3% (14/42), carcinoma lobular in situ em 4,8% (2/42) e carcinoma lobular invasivo em um caso.

O diagnóstico de hiperplasia ductal atípica ocorreu em 7,1% (12/169) do total de casos, todos eles na categoria 4. Em 66,7% (8/12) do total, os achados foram as microcalcificações, e em 33,3% (4/12), a distorção arquitetural. Os dois casos BI-RADS 4A apresentaram-se como grupamentos de microcalcificações redondas, lineares e puntiformes, tendendo a coalescer. Já a categoria 4B teve quatro casos de microcalcificações puntiformes, amorfas e heterogêneas, e um caso de grupamento de microcalcificações com distribuição linear. Na categoria 4C, foram um caso de grupamento de microcalcificações pleomórficas com distribuição linear e quatro casos de distorção arquitetural.

 

DISCUSSÃO

A classificação BI-RADS representou a primeira tentativa de padronização dos achados mamográficos em termos descritivos, constituindo-se num importante instrumento para auxiliar tanto na suspeita de malignidade quanto na conduta a ser tomada(5,79). Estudos que correlacionaram os achados mamográficos e histológicos em lesões mamárias não-palpáveis, utilizando a classificação BI-RADS, encontraram VPP para câncer de mama entre 12,3% e 47,8%(4,7,8,1012). No presente estudo, 24,8% do total das lesões mamárias não-palpáveis biopsiadas tiveram o diagnóstico histológico de doença maligna.

O percentual de achados mamográficos provavelmente benignos submetidos à biópsia foi elevado (17,2%), acima dos valores de outros estudos, que variaram entre 2% e 11%(4,7,8,10). Como 96,5% das lesões classificadas na categoria 3 foram benignas, isto contribuiu para a redução do VPP na avaliação global das categorias deste estudo. Ao analisarmos o VPP exclusivo da categoria 3, o valor foi de 3,4%, dentro da média de outros artigos(4,7,8,11). O número elevado de biópsias cirúrgicas em lesões provavelmente benignas pode ser justificado pela dificuldade de acompanhamento mamográfico semestral em muitas pacientes oriundas de outros municípios e estados.

Ao correlacionar os achados radiológicos e histológicos nas lesões mamárias da categoria 4, o VPP em nosso estudo foi de 16,4%, enquanto outros autores encontraram VPP entre 4% e 45%(4,7,8,1012).

No presente estudo, houve 12 casos de lesões mamárias classificadas como BI-RADS 4 com o diagnóstico de hiperplasia ductal atípica que não foram incluídas no cálculo do VPP. Segundo Heywang-Köbrunner et al., a "hiperplasia ductal atípica representa carcinoma ductal in situ incompleto ou lesão borderline, cujo risco de malignização em comparação com a população normal encontra-se aumentado em quatro a cinco vezes"(13). Se os casos de hiperplasia ductal atípica, considerada uma lesão de risco, fossem incluídos no cálculo do VPP da categoria 4, observaríamos uma elevação para 26,7%.

Ao analisar os achados nas subcategorias 4A, 4B e 4C encontramos, respectivamente, VPP de 10,3%, 11,3% e 36%. Ao incluirmos as hiperplasias ductais atípicas nesta categoria, os valores mudariam para 17,2%, 19,4% e 56%. Estes achados demonstraram, portanto, uma sensibilidade crescente da classificação BI-RADS 4A, 4B e 4C para detectar as lesões suspeitas de câncer mamário e aquelas consideradas de risco para malignidade.

Não foram encontrados, na literatura, trabalhos mais recentes sobre os VPP das subcategorias 4A, 4B e 4C, não sendo possível, portanto, estabelecer correlação com os valores obtidos neste estudo(912).

Em relação à categoria 5, foi constatado VPP de 91,7% para malignidade, estando de acordo com dados da literatura(4,7,8,10,11). Nas lesões classificadas como BI-RADS 5, observaram-se um caso de adenose esclerosante e outro de cicatriz radiada, situações nas quais não é possível fazer o diagnóstico diferencial através da mamografia, sendo uma indicação obrigatória de biópsia excisional(6,14).

 

CONCLUSÃO

O presente estudo demonstrou que a classificação BI-RADS permite predizer com segurança que existe alta suspeição para malignidade em lesões classificadas na categoria 5 e diminuta suspeição naquelas classificados como categoria 3. Quanto à categoria 4, foi constatada elevação progressiva dos VPP nas subcategorias A, B e C, mostrando que esta subdivisão contribui de forma mais detalhada e precisa na indicação de lesões suspeitas para malignidade.

 

REFERÊNCIAS

1. Bellantone R, Rossi S, Lombardi CP, et al. Nonpalpable lesions of the breast. Diagnostic and therapeutic considerations. Minerva Chir 1994; 49:327–333.        [  ]

2. Frasson A, Farante G, Sacchini V, et al. Localização pré-operatória de lesões mamárias não-palpáveis. Rev Bras Ginecol Obstet 1993;3:35–44.        [  ]

3. Hall FM, Storella JM, Silverstone DM, Wyshak G. Nonpalpable breast lesions: recommendations for biopsy based on suspicion of carcinoma at mammography. Radiology 1988;167:353–358.        [  ]

4. Orel SG, Kay N, Reynolds C, Sullivan DC. BI-RADS categorization as a predictor of malignancy. Radiology 1999;211:845–850.        [  ]

5. D'Orsi CJ. Illustrated Breast Imaging Reporting and Data System. 4th ed. Reston: American College of Radiology, 2003.        [  ]

6. Rocha DC, Bauab SP. Atlas de imagem da mama. Correlação mamografia/ultra-sonografia, incluindo ressonância magnética e BI-RADS. 2ª ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.        [  ]

7. Liberman L, Abramson AF, Squires FB, Glassman JR, Morris EA, Dershaw DD.The Breast Imaging Reporting and Data System: positive predictive value of mammographic features and final assessment categories. AJR Am J Roentgenol 1998;171: 35–40.        [  ]

8. Bérubé M, Curpen B, Ugolini P, et al. Level of suspicion of mammographic lesion: use of features defined by BI-RADS lexicon and correlation with large-core breast biopsy. Can Assoc Radiol J 1998;49:223–228.        [  ]

9. Vieira AV, Toigo FT. Classificação BI-RADS: categorização de 4.968 mamografias. Radiol Bras 2002;35:205–208.        [  ]

10. Kestelman FP, Canella EO, Arvellos NA, et al. Classificação radiológica nas lesões não-palpáveis da mama. Análise de resultados do Hospital do Câncer III – INCA-MS. Radiol Bras 2001;34 (Supl 1):20.        [  ]

11. Giannotti IA, Giannotti Filho O, Scalzaretto AP, Visentainer M, Elias S. Correlação entre diagnóstico por imagem e histologia de lesões não-palpáveis de mama. Rev Bras Cancer 2003;49:87–90.        [  ]

12. Roveda Jr D, Campos MSDA, Ferezin PC, Ferreira ACP, Valle MJR. Valor preditivo das anormalidades mamográficas pelo sistema BI-RADS na ausência de lesões palpáveis das mamas. Radiol Bras 2001;34(Supl 1):21.        [  ]

13. Heywang-Köbrunner SH, Schreer I, Dershaw DD, et al. Mama: diagnóstico por imagem. Correlação entre mamografia, ultra-sonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e procedimentos intervencionistas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1999;141–155.        [  ]

14. Stefenon CC, Carvalho AA, Djahjah MCR, Koch HA. Cicatriz radial/lesão esclerosante complexa: aspectos radiológicos com correlação clínica, ultra-sonográfica e anatomopatológica. Radiol Bras 2003;36:95–103.        [  ]

 

 

Endereço para correspondência:
Dra. Vaneska de Carvalho Melhado
Rua 3-A, 94, Vila Alemã
Rio Claro, SP, 13506-660
E-mail: vaneskacm@hotmail.com

Recebido para publicação em 7/10/2005.
Aceito, após revisão, em 6/4/2006.
Estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

 

* Trabalho realizado no Setor de Radiologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554